domingo, 4 de dezembro de 2011

Hereditariedade - parte 1




Cada indivíduo resulta da união de um gâmeta masculino, o espermatozoide, com um gâmeta feminino, o óvulo, da qual resulta a primeira célula do novo ser, o ovo ou zigoto. É no núcleo dos gâmetas que se localiza a informação genética que os pais passam aos descendentes, sendo essa informação reunida no núcleo do ovo. Este, por divisões sucessivas, origina milhares de milhão de células geneticamente iguais a si, isto é, com o mesmo material genético, que vão constituir a totalidade do organismo. As características que os indivíduos manifestam dependem do material genético, ou seja, do DNA, existente no núcleo das suas células.

Todas as células de um organismo têm o mesmo número de cromossomas, com excepção dos gâmetas, que possuem metade do número de cromossomas das outras células. Os indivíduos da mesma espécie apresentam o mesmo número de cromossomas.
Na espécie humana, o núcleo dos gâmetas contém 23 cromossomas e o das restantes células possui 46 cromossomas. Estes 46 cromossomas estão agrupados em pares de homólogos, tendo cada par uma determinada forma e tamanho. Assim, em cada célula humana existem 23 pares de cromossomas homólogos. Em cada par, um cromossoma veio da mãe e outro do pai.
Os gâmetas apresentam um cromossoma de cada par de homólogos, daí possuírem 23 cromossomas.
O conjunto de cromossomas presente nas células dos seres de uma determinada espécie, caracterizado pelo número, forma e tamanho desses cromossomas, designa-se por cariótipo.
O cariótipo humano é constituído por 46 cromossomas.

Embora todos os indivíduos da mesma espécie apresentem o mesmo cariótipo, que é responsável por um conjunto de semelhanças que são comuns à espécie, como cada molécula de DNA encerra uma informação genética que lhe é própria e que varia de indivíduo para indivíduo, cada ser vivo é único. Todos os indivíduos são diferentes entre si e, simultaneamente, têm semelhanças com os seus antepassados, de quem herdaram as moléculas de DNA.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Votação online

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Regulação hormonal do sistema reprodutor masculino

A produção de testosterona começa durante o desenvolvimento embrionário. No entanto só volta a ser produzida durante a puberdade e atinge a sua produção máxima aos 20 anos de idade.

É controlada pelas hormonas hipofisárias - hormona foliculo-estimulina (FSH) e hormona luteinizante (LH), produzidas e lançadas no sangue pela hipófise, que por sua vez é controlada pelo hipotálamo.


O hipotálamo situa-se no cérebro e é responsável pelo controle hormonal e nervoso da hipófise. Esta por sua vez controla o funcionamento da maior parte das glândulas endocrinas.

Na realidade existe uma correlação hormonal entre os testículos e o complexo hipotálamo-hipófise (HH) - mecanismo de retroação negativa.
Aumento de testosterona (+) à inibe à complexo HH à diminui à produção LH à diminui à produção de testosterona (-)

A testosterona tem várias funções:
  • crescimento dos órgãos sexuais;
  • aparecimento e desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários;
  • produção de espermatozóides.

Agora podes praticar o que aprendeste, realizando a atividade da página 53 do manual.
Bom Trabalho!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Como funciona o sistema reprodutor masculino?

O objectivo do sistema reprodutor masculino é produzir células sexuais, ou gâmetas - os espermatozóides e fazê-los chegar ao aparelho reprodutor feminino.

O gâmeta masculino é a menor célula do corpo humano e é constituído por três partes: cabeça (em cujo o núcleo se encontra o material genético), uma parte intermédia e um flagelo/cauda que permite que o espermatozóide se desloque a 0,3 mm por minuto.


O funcionamento do sistema reprodutor masculino é contínuo, ou seja o homem produz aproximadamente 120 milhões de espermatozóides por dia, desde a puberdade até à sua morte.

O sistema reprodutor masculino é constituído por:
  • Testículos - Glândulas responsáveis pela produção dos gâmetas masculinos e pela secreção de uma hormona sexual masculina, testosterona.
  • Epidídimos - Tubos enovelados onde ocorre a maturação dos espermatozóides.
  • Canais deferentes - Canais onde se armazenam a maioria dos espermatozóides. Também os transportam até à uretra.
  • Uretra - Canal que serve para eliminar a urina e o esperma para o exterior.
  • Vesículas seminais - Glândulas que segregam o liquído seminal rico em substâncias nutritivas.
  • Próstata - Glândula que produz o liquído prostático que garante a sobrevivência e a mobilidade dos espermatozóides e neutraliza a acidez da vagina.
  • Pénis - Órgão sexual de copulação e de micção, é constituído por tecido erétil.
  • Escroto - Bolsa de pele fina e sensível, que contém os testículos fora da cavidade abdominal.

Puberdade vs Adolescência




A Puberdade é o período em que se desenvolvem um conjunto de alterações fisícas e psicológicas, que acentuam as diferenças entre os rapazes e as raparigas. A essas alterações chamamos caracteres sexuais secundários.


Caracteres sexuais secundários - Raparigas
  • Seios desenvolvidos.
  • Pêlos no púbis e nas axilas.
  • Ancas arredondadas.
  • Menstruação.
  • Aparecimento de acne

Caracteres sexuais secundários - Rapazes

  • Órgãos sexuais desenvolvidos.
  • Pêlos no púbis, na face e nas axilas.
  • Voz grossa.
  • Ombros largos.
  • Primeiras ejaculações.
  • Aparecimento de acne.

O que é a sexualidade?

Segundo a OMS, a sexualidade é uma energia que nos motiva a procurar amor, contacto, ternura e intimidade, que se integra no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos tocados; é ser-se sensual e ao mesmo tempo sexual.
A Sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e, por isso, influencia também a nossa saúde fisíca e mental.

Gostaria que desses o teu contributo aqui, sobre a sexualidade.
Bom trabalho.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Célula

fecundação ptt

Boas vindas

Video fecundação

Tendo em conta este video responda às seguintes questões:
1- vnvivmvovmvmvmvkv
2-nvnvhjvnjkvkllfrdess


Pasta da Turma

gtgtd

texto

leiam o texto com atenção e comentem

frde

Esta actividade

Avaliação

Trabalho experiencia